terça-feira, 28 de agosto de 2007


Evangelho do Dia
Ano C - Dia: 28/08/2007



Jesus condena o fingimento
Mt 23, 23-26


- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras. Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo! - Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. 26Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa!

Reflexão:

A hipocrisia de que Jesus acusa os escribas e fariseus é na verdade um mal que pode atingir toda alma humana. O que leva alguém a mostrar-se aos outros de um modo diferente daquilo que ele realmente é no fundo é a ausência de Deus no coração. Essa ausência gera não apenas medo, insegurança, angústia, mas também malícia, engano e más intenções. São razões mais ou menos graves, decorrentes da falta de fé, que levam alguém a fazer da própria pessoa e dos seus relacionamentos uma sucessão de mentiras.O cristão é aquele que descobriu na sua vida a verdade profunda de Deus, e, com base nela, a verdade sobre si mesmo. E esta verdade sobre si mesmo já não assusta mais, pois descobriu que Deus é um Pai misericordioso. Jesus se proclamou o Caminho, a Verdade e a Vida. Sigamos os seus passos, e aprendamos, aos poucos, a desfazer a trama de mentiras com que tecemos a nossa vida. Não temamos a verdade, pois é ela que nos libertará.
Pe. D. Justino Silva de Souza, OSB
N.D.D. CNBB nº1809

Nenhum comentário: