segunda-feira, 17 de março de 2008

E-mail enviado a Revista Veja sobre Ensaio do Sr.Roberto Pompeu de Toledo

Enviei e-mail para a Revista Veja sobre o ensaio do Sr.Roberto Pompeu de Toledo, mas infelizmente a Revista não publicou nem mesmo um resumo. Se eles impõe censura, a internet "ainda" é livre... Segue abaixo o conteúdo do mesmo:

Sr. Roberto Pompeu de Toledo,

Primeiramente, sou seu fã... Começo a ler a minha revista de trás para frente por sua causa. Mas não poderia deixar de comentar o seu último ensaio...
Desculpe-me, mas a parte relativa a cruz (ou o tau) de Claudio Fonteles é tão estúpida que não merece ser comentada, pois é próprio de quem não tem nenhum argumento palpável e precisa "encher linguiça" para poder produzir uma página inteira de ensaio. Semelhante ao mágico que desvia a atenção do público para algo irrelevante enquanto o truque passa despercebido . Mas vamos aos pontos comentáveis! Primeiro a ação de Fonteles não é contra nada, a não ser o uso dos embriões em pesquisas. Contra o progresso? Qual progresso que houve nos países que há mais de DEZ ANOS pesquisam usando embriões? Nenhum! Agora as pesquisas com células tronco adultas estão indo muito bem e o Brasil, inclusive, é um dos pioneiros, com o Dr. Julio Voltarelli USP/Rib. Preto. Contra a ciência? Que ciência? A ciência que em 1827, através do Dr. Kar Ernst Von Baer, Pai da Embriologia Moderna, que afirmou: "A vida humana se inicia na concepção" e até hoje nenhum cientista provou o contrário? Não, ação de Fonteles não é contra! A ciência do embriologista Lewis Wolpert que afirma que o momento que o ovo começa a se dividir é o momento mais importante da nossa VIDA, pois ali se define o nosso destino? Não, a ação de Fonteles não é contra! Contra a expectativa de cura para dezenas doenças hoje incurável? Hoje existem mais de 70 trabalhos com células tronco adultas sendo desenvolvidos no mundo, repito, inclusive tendo o Brasil na vanguarda dessas pesquisas. Esses trabalhos sim, trazem expectativas de cura, e em alguns casos a expectativa já se tornou realidade. Não, a ação de Fonteles não é contra. Agora absurdo mesmo é fato de poder congelar os embriões! Em muitos países como Alemanha e Itália, isto é até proibido. Mas acontece que no Brasil isso nunca foi discutido, nem existe lei que o regulamente, simplesmente acontece. Um erro nunca irá justificar outro! Para terminar, o dicionário Houaiss traz três significados para "obscurantismo":
1 estado de quem se encontra na escuridão, de quem está privado de luz
2 falta de instrução; ignorância
3 atitude, doutrina, política ou religião que se opõe à difusão dos conhecimentos científicos entre as classes populares

Em nenhum dos casos se encaixa a ação de Fonteles! Nem ela está na escuridão, nem lhe falta instrução, nem se opõe a difusão dos conhecimentos científicos entre as classes populares, na verdade, por causa dela é que estão vindo à luz muito conhecimento. É por causa dela é que estamos discutindo um assunto de extrema importância, que queria passar despercebido de todos no meio de uma lei sobre milho e soja transgênicos.
Obscurantista sim é o seu artigo, pois não busca a difusão dos conhecimentos científicos entre as classes populares, mas quer empurrar "goela a baixo" uma falácia como se fosse "a" verdade, ou a "única" verdade... Talvez lhe faltasse instrução, mas como leitor assíduo de seus ensaios me parece que não é esse o caso.

Adalberto Santos Lima
Aquidauana - MS

Nenhum comentário: