quarta-feira, 12 de março de 2008

Evangelho do Dia 13/03/2008

Quinta-Feira, 13 de março de 2008
5a Semana da Quaresma
 
Evangelho
(João 8,51-59) 

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca.
Então eles disseram:
- Agora temos a certeza de que você está dominado por um demônio! Abraão e todos os profetas morreram, mas você diz: "Quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca." Será que você é mais importante do que Abraão, o nosso pai, que morreu? E os profetas também morreram! Quem você pensa que é?
Ele respondeu:
- Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é o Deus de vocês. Vocês nunca conheceram a Deus, mas eu o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei mentiroso como vocês; mas eu o conheço e obedeço ao que ele manda. Abraão, o pai de vocês, ficou alegre ao ver o tempo da minha vinda. Ele viu esse tempo e ficou feliz.
- Você não tem nem cinqüenta anos e viu Abraão? - perguntaram eles.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, "EU SOU"! - respondeu Jesus.
Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus, mas ele se escondeu e saiu do pátio do Templo.
 
Reflexão:
 
"...mas ele se escondeu e saiu do pátio do Templo."
Queria só chamar a atenção nesse texto o fato que Jesus ter se escondido e saido "de fininho" do Templo. Jesus mesmo sendo Todo-Poderoso não quis enfrentar os seus inimigos, pelo menos não naquele mometo. Onde quero chegar? É simples muitas vezes na nossa vida espiritual queremos "enfrentar" as tentações, pois achamos que somos fortes, somos "poderosos" e muitas vezes acabamos caindo. Nós precisamos, em determinados momentos da vida, aprender com Jesus a se esconder e sair  "de fininho"! Não podemos, nem devemos "enfrentar" as tentações, devemos fugir delas "como se foge de uma serpente" (Eclo 21,2) só para usar uma expressão bíblica. Lembra daqueles filmes de bangue-bangue antigos, em que tinha o duelo, um dava as costas para o outro e contava até dez e atirava. É mais ou memos assim, só que enquanto a tentação conta até dez, você corre com toda as suas forças. Mas é claro, haverá dias em que isso não será possível, mas nesse dia Deus te dará a graça necessária...
E nunca esqueçamos de pedir o auxílio de Maria, como nos ensina Santo Afonso, nas Invocações à Mãe do Perpétuo Socorro:
 
... Sim, sei que vireis em meu socorro se a Vós me recomendar; mas temos as ocasiões de pecar, receio deixar então de invocar o Vosso Auxílio, e deste modo perder-me. É esta a graça que peço e vos conjuro que  ma concedais; fazei, ó Maria que eu a vós recorra em todos os assaltos que me der o inferno, e que eu possa dizer-vos continuamente: Maria, ajudai-me! Mãe do Perpétuo Socorro. Não permitais que eu perca o meu Deus. Amém.
 
 

Nenhum comentário: