terça-feira, 4 de março de 2008

Evangelho do Dia 05/03/2008

Quarta-Feira, 5 de marco de 2008
4a Semana da Quaresma
 
Evangelho
(João 5,17-30) 

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: "Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho". 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: "Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Reflexão:
Jesus dessa vez, como diria a galera, "chamou pra briga". No tempo de Jesus , nem pronunciar o nome de Deus (Yhwh) se podia, agora imagine só, chamá-lo de pai e colocar-se no mesmo patamar! Era demais! Pelas leis judaicas seriam dois motivos para apedrejarem Jesus: desrespeitar o sábado e a blasfêmia de se igualar a Deus! Jesus faz uma nova interpretação de Gen.2,2, dizendo que o Pai não parou para descansar, mas que continuava a trabalhar para que se completasse a criação e isso só ocorrerá no juízo final!
A cada dia o Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalham para que o projeto de Deus se realize em todo o Universo, mas também na minha e na sua vida...
É preciso ouvirmos a Palavra de Jesus e crermos naquele que O enviou! Mas também é preciso que façamos com que a Palavra de Jesus chegue aos ouvidos daqueles que estão "mortos" no pecado, pois os que a ouvirem viverão! Certa vez eu estava conversando com um amigo meu, músico profissional, e "conversa vai conversa vem" eu disse a ele: "Porque você nunca apareceu lá na Igreja?" E ele me disse algo que ficou marcado no meu coração: "Porque você NUNCA me convidou!"
Que no dia de hoje deixemos de lado o nosso respeito humano, a nossa vergonha, e vamos fazer a voz de Jesus chegar até os mortos através de um simples convite!
Aqui em Aquidauana hoje vai ter o terceiro dia do Tríduo Eucarístico e amanhã a festa de Primeiro Aniversário da Missa do Santíssimo, porque você não convida alguém para ir? Talvez essa pessoa só esteja esperando um convite seu!
 
Obs. Rezemos hoje pela vida! Nesse dia os Ministros do STF julgam inconstitucionalidade da Lei da Biossegurança, que permite o uso de embriões para experiência com as células troncos! A vida humana é um dom de Deus e não uma "coisa" para ser manipulada pelos cientistas... Existem outras formas de se trabalhar com as células troncos, não necessitando de fazê-lo com embriões. Não há nenhum caso comprovado de sucesso com o uso de células tronco de embriões, mas existem mais de 70 casos de pesquisas com sucesso com células tronco adultas.
Para aqueles que querem estudar um pouco mais sobre o tema acessem o site Veritatis (http://www.veritatis.com.br/area/19) e cliquem em Bioética
 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Jejum e oração. Confiemos, amigo! Obrigado por disponibilizar o Evangelho do dia.