segunda-feira, 3 de março de 2008

Evangelho do Dia 04/03/2008

Terça-Feira, 4 de marco de 2008
4a Semana da Quaresma
 
Evangelho
(João 5,1-16) 
 
1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados - cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: "Queres ficar curado?" 7O doente respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente". 8Jesus disse: "Levanta-te, pega tua cama e anda". 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: "É sábado! Não te é permitido carregar tua cama". 11Ele respondeu-lhes: "Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'". 12Então lhe perguntaram: "Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?'" 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: "Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior". 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
Reflexão:
"Queres ficar curado?"
A pergunta de Jesus exigia uma resposta simples: sim ou não! Mas o doente começou a arrumar uma desculpa, uma justificativa.
Eu tenho a impressão, quando leio esse texto, que  Jesus interrompeu a conversa com a ordem: "Levanta-te..."  Se o doente tivesse continuado com certeza iria terminar com o clássico: "não tem jeito, sou assim mesmo!"  Quantas vezes em nossas vidas Jesus se apresenta a nós e pergunta-nos: "Queres ficar curado?" E muitos têm respondido como esse doente... Ou seja, ficam no "lenga-lenga" e não respondem nada! E o pior é que muitas vezes, na verdade, não queremos ser curados e ficamos com vergonha de falar isso! Muitos acham que a doença lhes fazem bem, não vêem necessidade de serem curados. Têm consciência que são doentes, mas preferem ser assim, pois encontram uma desculpa para se fazerem de "vítima", de "coitadinhos". Muitos preferem ser doentes, pois assim têm a atenção da família, têm a atenção da sociedade... Ficam "mendigando" atenção, "mendigando" carinho, "mendigando" afeto. Preferem ficar a beira da piscina da sociedade "mendigando"... Adorei certa vez uma camiseta de um amigo meu, deficiente visual, com a frase: "Ceguinho é a vovozinha!" Ou seja, não precisam ter "dó", "pena" de mim, não. Sou cego, mas sei me virar. Sou cego, consciente das minhas limitações, mas estou aí para enfrentar a vida... Muitos não querem vestir essa camisa. Preferem ser os "ceguinhos", os "coitadinhos". Preferem viver uma vida que não é vida, ou pelo menos não é vida em abundância, vida em plenitude. Jesus disse: "Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude (em abundância)" (Jo 10,10). E voltando no tema da campanha da fraternidade: 'escolhe, pois a vida!". Mas escolha a vida em plenitude!
 
Que vida você tem levado? Uma vida de "doente", de "mendigo", se contentando com as migalhas que lhe são atiradas?
Jesus, hoje, olha bem no fundo de seus olhos e lhe pergunta: "Queres ficar curado?"
O que você vai responder a Jesus?
Pense nisso!

Nenhum comentário: