terça-feira, 8 de maio de 2007

Evangelho do Dia
Ano C - Dia: 08/05/2007
A paz de Jesus
Jo 14, 27-31a
- Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: "Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês." Se vocês me amassem, ficariam alegres, sabendo que vou para o Pai, pois o Pai é mais poderoso do que eu. Digo isso agora, antes que essas coisas aconteçam, para que, quando acontecerem, vocês creiam. Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando aquele que manda neste mundo. Ele não tem poder sobre mim; mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, faço tudo o que ele manda.
- Levantem-se, vamos sair daqui!

Reflexão:
"Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo"
Jesus quer nos dar a paz! É interessante contextualizar, pois este texto é do Evangelho de João, no capítulo 14. No evangelho de João, a partir do capítulo 13, Jesus começa a se despedir dos discípulos. É como se fizesse um resumo daquilo que é importante, aquelas coisas que os discípulos não deveriam esquecer. Jesus fez e falou muitas coisas, até o próprio João nos diz que se fôssemos escrever tudo, os livros não caberiam na terra. Então nos capítulos de 13 a 17 de João, Jesus dá uma repassada nos assuntos essenciais para os discípulos. Diante disso,vemos que ter a paz é um assunto essencial para a vida do discípulo de Cristo. Mas vemos também que existem duas paz: a PAZ de Jesus e a paz do mundo...
Tem muitas pessoas que acreditam que paz é não ter contas para pagar, é ter saúde de ferro, é ter dinheiro guardado para qualquer imprevisto, é ter poder, é falar e as outras pessoas obedecerem. É estar numa posição social elevada, é ser admirado... Jesus nos diz: Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhe dou... E sabemos que Jesus não tinha nada do que muitas pessoas acreditam que possam lhe trazer paz. Jesus tinha uma vida até que atribulada (olhando pelo olhar humano!), pois não passava um dia sem ter que escapar de alguma emboscada preparada pelos escribas e fariseus.
A paz de Jesus, não é ausência de conflitos, não é ausência de problemas, mas é a PAZ, apesar dos problemas, em meio as dificuldades. "Se alguém quiser ser meu discípulo toma a sua cruz, a cada dia, e siga-me..."
Se alguém te disser que se você for para igreja dele seus problemas se acabarão, tome muito cuidado, pois não foi bem isto que Jesus pregou... Dou-vos a paz, não como o mundo... Não fiquem aflitos, nem tenham medo... Por que será que Jesus diria não fiquem aflitos? Certamente porque virão aflições! Mas, como nos diz São Paulo, a paz de Deus, que excede toda a inteligência, irá nos guardar...
Pense nisso e fiquem em paz! Mas na paz de Jesus!

Nenhum comentário: