sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Evangelho do Dia 09/02/2008

Sábado, 9 de fevereiro de 2008 
Sábado depois das Cinzas  
 
Evangelho
(Lucas 5,27-32) 
Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: "Segue-me". 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: "Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?"
31Jesus respondeu: "Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão".

Reflexão:
"Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão"
A medicina evoluiu muito desde o tempo de Jesus. Mesmo estando sadios nós procuramos os médicos para fazer um check-up, ou para tomarmos alguma orientação, para manter ou melhorar a nossa saúde. É saudável de tempo em tempo visitarmos os médicos para fazermos alguns exames, pois existem doenças silenciosas como o ou a diabetes, ou o câncer, que se não diagnosticadas a tempo são terríveis, causam grandes estragos. Mas mesmo sabendo dessa importância, existem pessoas que têm verdadeiro pavor dos médicos. Não procuram um médico em hipótese alguma. Outras mesmo cientes da doença e dos perigos oriundos dessa, não se cuidam como deveriam.
Mas o que isso tudo tem a ver com o evangelho?
Já nos ensina o ditado: "O pior cego é aquele que não quer ver!". Pior que estar doente é não admitir que está. Pior que estar doente é não buscar auxílio. O doente que se reconhece doente e busca ajuda tem muito mais chances de se curar. O doente que quer se parecer sadio, que age como se estivesse sadio, tem muita chance de piorar a sua situação. O doente tem um regime especial, tem alguns cuidados especiais que precisam ser tomados, senão a doença piora, o organismo não reage.
Do mesmo modo é o pecado! O pior pecador é aquele que não se reconhece como tal! O primeiro passo para sermos "curados" do pecado é nos reconhecermos como pecadores! Assim como o doente procura ajuda no médico, na consulta, também o pecador deve buscá-la no sacerdote, no sacramento da penitência. Assim como o doente precisa de cuidados especiais, também o pecador precisa. Tem doenças que precisamos aprender a conviver com elas, pois nos acompanharão pelo resto de nossas vidas. Nunca podemos nos descuidar! O pecado é uma delas! Nunca ficaremos livres do pecado, por isso precisamos nos cuidar! Precisamos seguir os preceitos do "Médicos dos médicos"!
O governo de tempo em tempo faz um multirão para erradicar determinadas doenças, com consultas e tratamentos mais fáceis, mais próximos, mais visíveis.
A quaresma é o grande multirão da Igreja para erradicar do nosso meio o pecado! Aproveite esse tempo oportuno e faça um check-up da sua vida!
Coragem! Ele veio chamar a nós, os pecadores!

Nenhum comentário: