segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Evangelho do Dia 12/02/2008

Terça-Feira, 12 de fevereiro de 2008
1ª Semana da Quaresma
 
Evangelho
(Mateus 6,7-15) 
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
7"Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes".
 
Reflexão:
Uma reflexão sobre o Pai-Nosso nos renderia um livro, pelo menos! Vamos refletir hoje somente sobre o perdão...
"Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes".
A psicologia hoje é farta em material sobre o mal que o rancor, que a mágoa, que a falta de perdão nos causa. Muitas doenças são simplesmente a somatização dessa mágoa. Vamos ao médico, fazemos mil exames, até ressonância magnética e nada é encontrado. Infelizmente ainda não temos ainda um aparelho para transformar em imagem a mágoa do nosso coração. Como o médico não encontra nada, partimos para a oração! Vamos a novena de N. Sra do Perpétuo Socorro pedir a intercessão da mãezinha e nem assim acontece nada! Aí você pode pensar: ou foi falta de fé minha, ou Maria não quis interceder! Mas eu posso lhe dizer que não é nenhum coisa nem outra. A palavra de Deus em Eclesiástico 28,3 nos explica isso!
"Um homem guarda rancor contra outro homem, e pede a Deus a sua cura!"
"Ele, que é apenas carne, guarda rancor, e pede a Deus que lhe seja propício!" (Eclo 28,5)
O livro de Eclesiástico, escrito por volta do ano 200 a.C já nos revelava o que a Psicologia moderna descobriu agora: o perdão cura!
E isso é tão sério que Jesus usa essa expressão tão forte no Pai Nosso e em diversas outras passagens ele faz alusão ao perdão:Mt. 5,23-26, Mt. 5,38-39, Mt. 18,21-22, Mt. 18,23-35 (Parábola do Servo Cruel, que Jesus termina dizendo: "Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um não perdoar a se irmão, de todo o seu coração"), Lc.23,34, entre outras...
Pensando bem, se formos refletir bem sobre o Perdão nos rende mais um livro também...
Mas pense nisso!

 

Nenhum comentário: