quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Evangelho do Dia 21/02/2008

Quinta-Feira, 21 de fevereiro de 2008
2ª Semana da Quaresma

Evangelho
(Lucas 16,19-31)
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19"Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: 'Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas'.
25Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós'.
27O rico insistiu: 'Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento'. 29Mas Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!'
30O rico insistiu: 'Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter'. 31Mas Abraão lhe disse: 'Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos'".

Reflexão:
O rico não foi condenado pela sua riqueza, mas pelo uso que fez dela.
O pobre não foi salvo por causa dos sofrimentos, mas pelo uso que fez deles, ou seja, pelos frutos que tirou dos sofrimentos, das humilhações.
Alguém dizia: " O sofrimento que salva é o mesmo que leva para o inferno!" Ou seja, depende da atitude que eu tiver diante do meu sofrimento.
Os santos têm verdadeira "loucura" pelos sofrimentos, pois deles podem tirar um grande proveito espiritual.
Santa Maria Madalena de Pazzi dizia não que queria morrer, pois no céu ela não poderia mais sofrer por amor a Jesus Cristo!
Não importa se você recebe bens ou males durante a sua vida, o que importa é o que você faz com eles!
Haverá ricos no céu e haverá pobres no inferno.
Há ricos com coração de pobre e há pobres com o coração de rico!

Nenhum comentário: