quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Evangelho do Dia 14/02/2008

Quinta-Feira, 14 de fevereiro de 2008
1ª Semana da Quaresma
 
Evangelho
(Mateus 7,7-12) 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta. 9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas".
Reflexão:
"...quanto mais o vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!"
No paralelo desse texto em Lucas (Lc.11,9-13), Jesus termina dizendo: "...quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem."
Como crianças muitas vezes pedimos coisas que aos nossos olhos são boas, pois temos uma visão muito imediatista das coisas, ou na linguagem corporativa, uma visão de curto prazo. Deus tem uma visão de longo prazo, o que o faz negar certos pedidos que fazemos. Tomemos por exemplo, o ato de tomar vacinas, na visão de curto prazo só vemos a dor, na visão de longo prazo vemos a proteção e a segurança que isso proporciona, evitando dores ainda maiores. Sempre que precisa tomar vacina, meu filho pede encarecidamente que eu não o leve, pois só vê a dor iminente. Mesmo com a súplicas de meu filho, ainda que estando com o coração apertado por saber da dor que ele vai sentir, permito que ele passe por isso, pois sei que é o melhor para ele. Do mesmo modo age conosco o "Papai do Céu", pois Deus tem uma visão mais ampla que a nossa e muitas vezes nos permite passar por dores, sofrimentos, pois sabe que será melhor para nós no futuro.
No capítulo 8 da carta aos Romanos, São Paulo nos diz: "Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus."(Rom.8,26sOu seja, o Espírito Santo nos ajuda a pedir a Deus as coisas boas que precisamos.
Retomando o texto de Lucas vemos que o melhor que podemos pedir a Deus é que Ele envie o seu Espírito Santo sobre nós, para que venha em auxílio a nossa fraqueza. Muito mais profundamente nesse tempo quaresmal.

Nenhum comentário: