terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Evangelho do Dia 20/02/2008

Quarta-Feira, 20 de fevereiro de 2008
2ª Semana da Quaresma

Evangelho
(Mateus 20,17-28)

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18"Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará".
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: "Que queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". 22Jesus, então, respondeu-lhe: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". 23Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou".
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".

Reflexão:
Santo Agostinho (354-430),
bispo de Hipona (norte de África) e doutor da Igreja
Discurso sobre o salmo 121

"Eis que subimos a Jerusalém"

Nos "Salmos da Subida", o salmista aspira a Jerusalém, afirmando que deseja subir. Subir para onde? Desejará atingir o sol, a lua, as estrelas? Não. O que está no céu é a Jerusalém eterna, onde habitam os anjos, nossos concidadãos (Heb 12, 22). Nesta terra, nós estamos exilados, longe deles. No percurso do exílio, suspiramos; na cidade, exultaremos de alegria.
Durante a viagem, encontramos alguns companheiros que já viram a cidade e que nos animam a correr para ela. Eles arrancaram ao salmista um grito de alegria: "Exultei quando me disseram: 'Iremos para a casa do Senhor'" (Sl 121, 1). […] "Iremos para a casa do Senhor": corramos, pois, corramos, porque chegaremos à casa do Senhor. Corramos sem parar; aqui, não há lassidão. Corramos para a casa do Senhor e exultemos de alegria com aqueles que nos chamam, os que foram os primeiros a contemplar a nossa pátria. Eles chamam de longe os que os seguem, bradando: "Iremos para a casa do Senhor; vinde, correi!" Os apóstolos viram essa casa e chamam-nos: "Correi, vinde, segui-nos! Iremos para a casa do Senhor!"
E que responde cada um de nós? "Exultei quando me disseram: 'Iremos para a casa do Senhor'". Alegrei-me nos profetas, alegrei-me nos apóstolos, porque todos eles me disseram: "Iremos para a casa do Senhor".

Nenhum comentário: