domingo, 24 de fevereiro de 2008

Evangelho do Dia 25/02/2008

Segunda-Feira, 25 de fevereiro de 2008
3ª Semana da Quaresma
 
Evangelho
(Lucas 4,24-30) 

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24"Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio".
28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Reflexão:
"Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria"
Podemos considerar duas coisas. A primeira é que os "de casa" conhecem as nossas imperfeições, nossos erros, nossos fracassos. Os "de casa" conhecem o nosso rosto sem máscaras, sem maquiagens. A segunda é que a verdade é difícil, é dolorida, quase intragável! É como luz nos olhos, ninguém gosta, sempre incomoda. Mas a verdade dita por aqueles que são "de casa", por aqueles que nós conhecemos as limitações, parece ser mais difícil ainda. É complicado, mas por "canos tortos" também passa "água limpa". Deus usa de muito meios para nos falar, até mesmo de uma burrinha (Num. 22,28-33). O profeta não fala o que agrada aos outros, mas a verdade! E às vezes, como no caso da burrinha de Balaão, até apanha por fazer o que é certo! Se às vezes a evangelização dentro da sua casa não tem dado o fruto esperado, não se preocupe, deixe isso nas mãos de Deus e vá visitar as viúvas em Sarepta e os Naamãs da Síria, pois esses estão sedentos pela palavra de Deus. Deus com certeza providenciará Elias e Elizeus para pregarem aos seus... Sai da sua terra e vai... "Nenhum profeta é bem aceito em sua pátria..."
Pense nisto!

Nenhum comentário: